Seminário Regional do Direito Notarial e Registral é concluído com sucesso

Presidente da ANOREG/SE, Henrique Maciel, durante a abertura do Seminário Regional - Foto: Mel Nunes
24/09/2019
12:24:05

Foi realizado no último sábado, 21, em Aracaju, o Seminário Regional do Direito Notarial e Registral. Iniciativa da ANOREG/SE, o Seminário é parte do Ciclo Regional de Atualização Notarial e Registral de Sergipe, um calendário de eventos que se propõe a colaborar com a qualificação dos serviços nos cartórios extrajudiciais.

Com o tema “O Cidadão - Principal Razão do Serviço Notarial e Registral”, o Seminário abordou temas considerados como grandes desafios atuais do Direito Notarial e Registral. O presidente da ANOREG/SE, Henrique Maciel, destacou a necessidade de atualização ao referir-se à rapidez com que a informação transita hoje em dia. “Temos que nos acostumar com as mudanças acontecendo em poucas horas, até em minutos. Nosso maior desafio é não sucumbir pelo atraso, pela ineficiência, por conta do avanço tecnológico ou simplesmente pela mudança de paradigma”, afirmou.

Além do comparecimento em massa de notários e registradores do estado de Sergipe, os quais lotaram a capacidade máxima do auditório do Aquários Praia Hotel, o evento teve a presença de várias autoridades. Dentre elas, o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Osório de Araújo Ramos, que valorizou, em seu discurso de abertura do Seminário, inciativas que qualifiquem os cartórios extrajudiciais para as novas atribuições. Também presentes, os deputados estaduais Georgeo Passos e Zezinho Sobral, além do representante da OAB/SE, Pedro Celestino, reforçaram as palavras do presidente do TJ/SE e demonstraram seus apoios aos cartórios como componentes fundamentais na desjudicialização do país. Ao longo das palestras e debates, também estiveram presentes o ex-governador Albano Franco, o ex-deputado federal José Carlos Machado e o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Nitinho Vitale. O desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe, Edson Ulisses, além de prestigiar o Seminário como ouvinte, compôs o grupo de debatedores em uma das palestras.

O conteúdo do Seminário Regional constou de palestras sobre conciliação e mediação; gestão de recursos humanos; a responsabilização civil do notário e registrador através de Compliance; engajamento da atividade cartorária na qualidade; além das questões relacionada à tecnologia, onde foram abordados como os cartórios podem se beneficiar no Blockchain e, por fim, a relação de integração e tecnologia na tão necessária transformação. É importante ressaltar que nenhum dos palestrantes cobrou por sua participação, o que não causou despesas à ANOREG/SE neste quesito.

Em meio às palestras e debates, foram inseridas, em auditórios separados, oficinas com temas unicamente técnicos. Em uma delas, foi debatida a prática de integração dos tabelionatos de Notas por meio da Censec e dos tabelionatos de Protesto com a Cenprot. Na outra oficina, foram abordados os serviços eletrônicos no Registro Civil e no Registro de Imóveis e as centrais de Registro Imobiliário e de Registro de Títulos e Documentos.

Durante o coquetel de encerramento houve o lançamento das obras “Reflexões Cidadãs” e “Sabedoria Popular”, do desembargador Edson Ulisses, e “Nair Aragão Feitosa – Uma notária registradora à frente de seu tempo”, de Euvaldo Lima. O livro em homenagem a D. Nair do Cartório, como é conhecida Nair Aragão Feitosa, abre a série Grandes Notáveis, um projeto idealizado pela ANOREG/SE para homenagear notários e registradores que exerceram com destaque as suas atividades nos cartórios extrajudiciais de Sergipe.

Três importantes nomes, em seus respecitivos segmentos, confirmaram a importância do evento por meio de seus patrocínios: Banese Corretora de Seguros, Consulticart - sistemas para cartórios, e Ibradim - Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário.

Natal Solidário

O presidente Henrique Maciel aproveitou a presença do expressivo número de notários, registradores e colaboradores dos cartórios extrajudiciais para lançar a campanha Natal Solidário ANOREG/SE, com a finalidade de arrecadar alimentos não perecíveis, brinquedos e itens de higiene para idosos e distribuí-los para as camadas vulneráveis da sociedade. Os pontos de arrecadação serão os próprios cartórios, facilitando a todos a prática desta ação humanitária.

Clube de Benefícios

O Seminário Regional do Direito Notarial e Registral foi também o palco do anúncio do Club ANOREG/SE de Vantagens, um clube de benefícios feito em parceria com a Boomcard, empresa especializada neste tipo de serviço, e que vai beneficiar os associados com descontos em mais de dez mil ofertas todos os dias.

A presença maciça de notários, registradores e colaboradores dos cartórios extrajudiciais, bem como magistrados, políticos e outras tantas figuras de relevância da sociedade sergipana, confirmou o sucesso do Seminário. Foram 250 inscritos, superando largamente a previsão inicial de 150 vagas. O foco nas palestras, a interação com palestrantes, com colegas e o clima de harmonia foram motivos de satisfação para Henrique Maciel. “Tudo isto sinaliza que estamos no caminho certo da busca por excelência no atendimento dos cartórios extrajudiciais em favor do cidadão”, disse o presidente da ANOREG/SE, que aproveitou para lembrar do próximo grande evento da categoria, desta feita de alcance nacional: o XXI Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, que ocorrerá em Aracaju, de 27 a 29 de novembro.