Evento em Nossa Senhora da Glória debate Usucapião Administrativa

Marcos Maron, Gabriel Campos, Henrique Maciel, Edson Alexandre, prof. Vasco e Elismar Santos.
31/05/2019
19:26:03

A Escola Superior de Advocacia da OAB/SE promoveu no último dia 29, em Nossa Senhora da Glória, uma palestra sobre Usucapião Administrativa, instituto que possibilita o seu pedido diretamente no cartório de registro de imóveis, eliminando a demora do processo judicial.

Permitida pelo Novo Código de Processo Civil (CPC) brasileiro, que entrou em vigor no ano de 2015, esta forma de solicitar a usucapião continua a merecer debates e esclarecimentos, tanto no meio da advocacia quanto à sociedade.

Em seu objetivo de promover o aprimoramento profissional dos que compõem a advocacia sergipana, a ESA OAB/SE ofereceu o debate do tema em sua regional do sertão, facilitando a disseminação de conhecimento pelo estado de Sergipe. Para tal, contou, neste evento, com a colaboração de notários e registradores do estado, os quais participaram como palestrantes.

Henrique Maciel, do 2°Ofc. de Nossa Senhora da Glória e presidente da Anoreg/SE, abordou “O Processo de Desjudicialização nos Cartórios e a Usucapião Administrativa”; Gabriel Campos de Souza, oficial do Registro de Capela, falou sobre “Usucapião: Perspectiva Praticas para Regularização de Imóveis”; e Marcos Maron, tabelião do Cartório Poço Redondo, atuou como debatedor. O evento contou também com Edson Alexandre da Silva, presidente OAB regional do Sertão, expondo o tema “As formas de Usucapião no Processo Judicial”.

A palestra teve a presença maciça de advogados das cidades da Regional do Sertão: Canindé, Poço Redondo, Monte Alegre, Porto da Folha, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Glória, além de colegas do Agreste e da capital do estado.