Detran/SE e Anoreg se reúnem para discutir Comunicação de Venda em cartórios

05/08/2019
21:46:54

A diretoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) reuniu-se na manhã desta segunda-feira, dia 5, com representantes da Associação dos Notários e Registradores (Anoreg) em Sergipe para discutir a possibilidade do registro do serviço de Comunicação de Venda nos cartórios sergipanos. O objetivo é estimular a realização dessa comunicação por parte de quem está vendendo o bem para que não sofra futuras penalidades no caso de o comprador não realizar a transferência do veículo. Participaram da reunião o diretor-presidente do Detran/SE, Abner Melo; o diretor de Atendimento e Credenciamento, Renato Constâncio; o gerente de Registro Nacional de Veículos Automotores do Detran, Ricardo Ribeiro; o coordenador da Assessoria Geral de Informação, Wilton Bispo; o deputado estadual capitão Samuel, e os representantes da Anoreg em Sergipe, Henrique Maciel, presidente, e Daniel Piereti, diretor.

Durante a reunião foram expostos pontos necessários para a celebração do convênio entre a autarquia e a Anoreg, de forma a facilitar o registro de venda por parte de quem está vendendo o veículo. Novos encontros entre as instituições deverão acontecer até a celebração do acordo.

“Somos favoráveis aos cartórios realizarem esse tipo de serviço, de forma que o cidadão que está vendendo o bem não precise se deslocar ao Detran para comunicar a venda, evitando transtornos futuros. Além disso, atualmente percebemos um grande número de habilitações com processo de suspensão em aberto justamente por pontuação relativa a veículos que foram vendidos e não transferidos”, explica Abner Melo.

O presidente da Anoreg em Sergipe também enfatiza a necessidade de facilitar a vida do cidadão. “Buscamos o Detran para falar sobre a possibilidade de realização do serviço de comunicação de venda já no momento do reconhecimento de firma, pois, com isso, evitaremos vários problemas que podem ocorrer ao antigo proprietário pela falta dessa comunicação, entre elas, problemas judiciais e cobranças indevidas”, aponta Henrique Maciel.

O deputado Capitão Samuel também esteve presente na reunião acompanhando os representantes da Anoreg. O parlamentar aprovou a medida e mostrou entusiasmo na possibilidade de desburocratização do serviço.

Fonte: Detran/SE